Música! Será que há alguma palavra para explicar o que é música? Eu particularmente acredito que não, acredito que música é vida e que ninguém vive sem música, afinal até silêncio é música.
Já observou que tem coisas que você só percebe quando há completo silêncio? Exemplo disso é o “tic-tac” do relógio de pulso que você nunca ouviu antes, de madrugada quando você ouve o barulho de resfriamento do coolerdo seu notebook, ou então o barulho do lápis ao riscar um papel sulfite, coisas que você não costuma ouvir em condições normais, apenas em completo silêncio.
Talvez você não conheça, mas o músico-poeta-pintornorte-americano John Milton Cage Jr. compôs uma peça conhecida como “Peça Silenciosa” a famosa peça chamada 4’33’’, isso mesmo quatro minutos e trinta e três segundos de silêncio em que os músicos não tocam absolutamente nada. Esta peça foi à composição pela qual ficou célebre, e de fato, são exatamente quatro minutos e trinta e três segundos de silêncio completo.
A composição deste explorador do “minimalismo” musical foi interpretada pela primeira vez pelo pianista David Tudor em Woodstock, Nova Iorque, em 29 de agosto de 1952 para uma plateia que apoiava a arte contemporânea, as pessoas no inicio não entenderam e começaram a sussurrar umas para as outras, outras simplesmente começaram a ir embora, ficaram irritados, mas no momento não compreenderam o real interesse em a “intenção de ouvir” o que não é tocado, ou o que não se ouve.
Agora confesse, durante ao concerto de uma orquestra você ouve todos esses ruídos?
Extra: assista a um depoimento do próprio John Cage sobre a música:
Foto; Reproduão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário